A medição sempre desempenhou papel fundamental no desenvolvimento das relações sociais, na busca incessante e contínua por maior grau de precisão e confiança. A razão para todo esse rigor é que, sem essa base de conhecimento e reconhecimento, a evolução humana estaria condenada ao caos pela simples falta de uniformização e consistência, entre outros problemas de transparência, qualidade e fraude, que envolvem qualquer sistema de medição.
Tão relevante quanto a formalidade da Metrologia será examinar a compreensão da ideia da medição que afeta o nosso mundo, utilizando-se de linguagem simples, tornando-a rica e satisfatória a experiência de leitura e aprendizagem. Nesse sentido, depois de conhecermos na edição anterior uma síntese daquilo que a Metrologia representa, vamos continuar explorando um pouco mais os mistérios ou fatos interessantes que cercam a Metrologia e, em particular, rever a história crescente das unidades de medida ao longo dos séculos e entender o porquê de uma boa medição (aquela em que podemos confiar).
O presente artigo será atualizado e complementado nas próximas semanas, dividido em cinco partes:
Parte 1: Medidas antigas
O capítulo inicial examina os aspectos gerais sobre as medidas antigas, apresentando uma breve história da origem confusa e curiosa das unidades primárias.
Parte 2: Unidades habituais
O segundo capítulo trata de unidades adotadas nos sistemas de medidas imperial (britânico) e costumeira (americano), ambos bastante parecidos e ainda em uso em alguns países.
Parte 3: Sistema Internacional de Unidades (SI)
O terceiro capítulo tem como foco o Sistema Internacional de Unidades, também conhecido como SI, forma moderna do sistema métrico e de uso em quase todo o mundo.
Parte 4: Linguagem técnica informal
O quarto capítulo retoma a discussão sobre o SI, destacando as implicações decorrentes dos vícios da linguagem técnica e a importância da prática correta de unidades de medida no contexto da vida cotidiana.
Parte 5: Coerência das medições no âmbito mundial
Por fim, o último capítulo apresenta uma base inicial de informações sobre a avaliação e expressão de resultados de medição. Além disso, outras terminologias associadas, como calibração, rastreabilidade, incertezas e padrões de medição, também, serão caracterizadas e conhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário