O A380 pertence à família de produtos da Airbus, uma máquina voadora
extraordinária que privilegia ainda poucas companhias aéreas. Para se ter
ideia, no maior avião comercial em operação do mundo, tudo foi pensado para ser
sinônimo de grandioso.
O A380 nasceu com a intenção de competir e conquistar uma faixa do mercado ocupado pelo Boeing 747 (Jumbo), num ambicioso projeto para tornar a aeronave um símbolo de inovação em transporte de passageiros. Para viabilizar a construção do avião, foi constituído o consórcio europeu, formado por 4 países (França, Alemanha, Reino Unido e Espanha). A partir desses estados (locais de produção), o transporte de cada uma das partes pré-fabricadas até a linha de montagem final em Toulouse, na França, é realizado por via aérea, marítima, fluvial e rodoviária. Para tanto, a Airbus desenvolveu um programa próprio de logística, utilizando-se de uma frota de supertransportadores composta de cargueiros, caminhões, navios e barcaças especiais.
O A380 nasceu com a intenção de competir e conquistar uma faixa do mercado ocupado pelo Boeing 747 (Jumbo), num ambicioso projeto para tornar a aeronave um símbolo de inovação em transporte de passageiros. Para viabilizar a construção do avião, foi constituído o consórcio europeu, formado por 4 países (França, Alemanha, Reino Unido e Espanha). A partir desses estados (locais de produção), o transporte de cada uma das partes pré-fabricadas até a linha de montagem final em Toulouse, na França, é realizado por via aérea, marítima, fluvial e rodoviária. Para tanto, a Airbus desenvolveu um programa próprio de logística, utilizando-se de uma frota de supertransportadores composta de cargueiros, caminhões, navios e barcaças especiais.
A Singapore Airlines foi a primeira empresa aérea a receber o A380, marcando
mais um capítulo na história da aviação comercial de transportes de passageiros.
O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional de Changi (Singapura) para o
Aeroporto de Sydney (Austrália), em 25 de outubro de 2007, com 455 passageiros
a bordo. Em evento para angariar fundos para instituições de caridades, a
maioria das pessoas tinha reservado os seus lugares em um leilão de caridade.
Atualmente, 11 companhias aéreas utilizam o A380 em seus
serviços, estando presente em 81 rotas aéreas com destino a 41 centros
de conexões globais, sobretudo em locais de elevado volume de passageiros e em
linhas de longa distância.
Em sua turnê de demonstração na América Latina, no mês de março de 2012, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro puderam conhecer em primeira mão o avião de dois andares. Por enquanto, o Brasil não faz parte do malha aérea internacional atendida por essa aeronave. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os aeroportos brasileiros ainda não se encontram preparados para a operação regular do A380.
Em sua turnê de demonstração na América Latina, no mês de março de 2012, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro puderam conhecer em primeira mão o avião de dois andares. Por enquanto, o Brasil não faz parte do malha aérea internacional atendida por essa aeronave. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os aeroportos brasileiros ainda não se encontram preparados para a operação regular do A380.
À primeira vista, o A380 impressiona pela sua imponência inigualável. Por dentro, ele apresenta os mais recentes avanços da tecnologia. Tudo isso, para proporcionar aos passageiros maior conforto e confiabilidade.
A aeronave possui capacidade de acomodar 525 passageiros (disposição
típica de assentos de 3 classes) ou 853 passageiros (configuração de classe única),
alcance superior a 15.700 km, Mmo 0.89 (*), massa aproximada de 562 toneladas, envergadura de 79,75 m,
altura de 24,09 m e comprimento total de 72,72 m.
(*) Em linguagem técnica de aviação, a grandeza Maximum Operating Mach number (Mmo) significa Velocidade Máxima Operacional. No Sistema Internacional de Unidades (SI), Mmo 0.89 gira em torno de 945 km/h.
Aplicação da Metrologia
Todos os grupos que participam na concepção do A380, estabelecidos em vários países, lidam com modernas tecnologias em termos de produtos e serviços. Nesse campo, envolvendo interfaces complexas, diversos desafios tiveram que ser solucionados como metas de qualidade e produtividade, e de economia em termos de custos e tempo.
Para permitir a realização prática de montagens de componentes, de formas diferentes e dimensões enormes, ao nível extremo de precisão (pela necessidade de manter tolerâncias estritas no gabarito), a Metrologia tem assumido papel fundamental nos setores aeroespaciais. Nesse ramo, a Airbus em sua linha de montagem utiliza conceitos de medições baseadas em rastreadores a laser, desenvolvidos com a colaboração da Leica Geosystems Metrology.
fonte: Airbus
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