domingo, 12 de outubro de 2014

Trem SCMaglev: perto da realidade

A Central Japan Railway Company (JR Tokai) realizou em 22 de setembro de 2014 mais um teste bem-sucedido do protótipo de trem de levitação magnética (conhecido como Maglev), chegando a velocidade máxima de 500 quilômetros por hora.
A pista de testes de 42,8 km, localizada em Tsuru (Yamanashi), faz parte da ambiciosa linha de 286 km (86 % do trecho em túnel) prevista para interligar a cidade de Tóquio e Nagoya - programado para 2027 - em uma viagem com duração de apenas 40 minutos.
Desta vez o teste funcional foi aberto a alguns convidados selecionados do público e da imprensa, que tiveram o privilégio de participar da experiência do trem de alta tecnologia, denominado "L-Zero".
Funcionários da JR explicaram que o sistema de propulsão impulsiona o trem a uma velocidade de 0 km/h a 160 km/h em pouco menos de 1 minuto e, a partir de então, o trem começa a “levitar” e acelera rapidamente até atingir a velocidade de 500 km/h. A título de comparação, atualmente, o trem-bala Shinkansen mais rápido em operação comercial no Japão, de nome Hayabusa, atinge a velocidade de 320 km/h.
Repórteres que participaram do passeio relataram que a viagem transcorreu sem problemas, de forma suave, embora o ruído produzido dentro do trem quando em alta velocidade assemelha-se ao dos aviões.
Ao contrário da ferrovia tradicional, o trem Superconducting Magnetically Levitated (SCMaglev) funciona automaticamente e sem condutor (driverless) através de um sistema de levitação magnética que utiliza motores lineares, compostos de eletroimãs instalados tanto à bordo como nas paredes de ambos os lados da via.
O campo magnético, produzido por ímãs supercondutores a uma temperatura de -273 °C (o chamado zero absoluto), suficiente para anular a resistência elétrica, faz com que o trem fique suspenso em até 10 centímetros da pista, eliminando o contato com o mesmo e tendo apenas o ar como elemento de atrito. Quando os polos se alternam a altíssimas frequências, as forças de atração e repulsão geram os movimentos de translação, impulsionando o trem cada vez mais rápido.
Enquanto as perspectivas de lançamento do trem SCMaglev a curto prazo sejam animadoras, de grande interesse do mercado interno e externo, o plano de longo prazo é envolto em controvérsias por causa do elevado custo que envolve essa tecnologia.
Mas se tudo acontecer como planejado, os rodeiros de trens e trilhos de aço tornarão obsoletos em um futuro próximo.
Fonte: Asahi Shimbum
Momento da velocidade
O monitor mostra a visão à frente do trem no momento em que o protótipo alcançou a velocidade máxima de 500 km/h.


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