Embora melhorias tecnológicas introduzidas nos aviões comerciais tenham auxiliado a diminuir as taxas de acidentes fatais nas últimas décadas, estatísticas mostram que fatores humanos continuam sendo uma das principais causas de desastres aéreos.
Na última terça-feira, dia 24 de março de 2015, mais um acidente trágico envolveu uma aeronave comercial, matando todos os passageiros, tripulantes e pilotos a bordo. O avião Airbus A320 (voo 4U9525), da companhia aérea Germanwings (subsidiária do grupo Lufthansa), caiu no sul da França. As primeiras evidências levantadas pela justiça francesa indicam que o copiloto tenha agido deliberadamente para derrubar o avião.
A seguir, vamos conhecer a história de um dos mais conhecidos incidentes aéreos, fruto da confusão entre unidades de medida em que se envolveram os pilotos:
Em 15 de abril de 1999, o avião cargueiro McDonnell Douglas MD-11 (F HL7373), voo KE6316, da companhia aérea Korean Air, caiu logo após decolar do Aeroporto de Hongqiao, em Xangai, com destino a Seul. O avião estava carregado com 68 toneladas de carga.
Em 15 de abril de 1999, o avião cargueiro McDonnell Douglas MD-11 (F HL7373), voo KE6316, da companhia aérea Korean Air, caiu logo após decolar do Aeroporto de Hongqiao, em Xangai, com destino a Seul. O avião estava carregado com 68 toneladas de carga.
A torre de controle de Shangai abriu o procedimento de voo da seguinte forma: Korean Air seis três um seis, caminho de destino livre para o voo programado. Inicialmente subir a uma altitude de 900 metros.
Os motores foram ligados e o avião taxiou para a pista 18. Pouco depois das 16:00 horas, o voo foi liberado para decolar. Após a decolagem, o primeiro oficial foi contatado pela Torre de Xangai e recebeu nova autorização para subir para 1.500 metros (unidade SI) (~4.900 pés: unidade imperial).
Quando a aeronave subiu para 4.500 pés (~1.400 m), o capitão, depois de receber duas respostas afirmativas erradas do primeiro oficial que a altitude necessária deveria ser 1.500 pés (460 m, em vez de 1.500 metros), interpretou que o avião estava em altitude muito alta (excedente) de 3.000 pés. Em um procedimento desesperado, o capitão então empurrou a manete de controle abruptamente, fazendo com que a dianteira do MD-11 entrasse numa descida rápida e incontrolável. Ambos os tripulantes tentaram recuperar o controle, mas não conseguiram. O avião caiu em um parque industrial a 10 km, a sudoeste de aeroporto Hongqiao. O avião se chocou contra o solo e explodiu, matando os seus três tripulantes, juntamente com cinco pessoas no solo.
A investigação conduzida pela Civil Aviation Administration of China (CAAC) conclui que o acidente provavelmente foi causado pelo erro do primeiro oficial, o que motivou o piloto a tomar a decisão errada e levar à queda do avião.
fontes: aviation-safety; ntsb, planecrashinfo
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