No dia 29 de Janeiro de 1886, o engenheiro alemão Carl Benz ficou conhecido por registrar junto ao Escritório Imperial de Patentes, em Berlin, a primeira patente de um veículo automotivo a combustão. Esse feito marcou a história automotiva e a maneira de se locomover em todo o mundo.
A primeira unidade automotiva de Benz foi mostrada ao público em 3 de Julho de 1886, em Mannheim (Alemanha). Para conseguir isso, ele montou um motor de 1 cilindro com 4 tempos de alta rotação (volume de 954 cm3, massa de 100 kg, potência de 0,55 kW e frequência rotacional de 400 r/min) horizontalmente em um chassi especial.
A velocidade máxima que o veículo de 3 rodas atingia era de 16 km/h, menos que o meio de transporte movido à tração animal mais usado da época. Para cobrir uma distância de 100 quilômetros, o motor consumia cerca de 10 litros de gasolina.
A esposa de Carl Benz, Bertha, acompanhado por seus dois filhos, realizou uma viagem de longa distância de ida e volta entre Mannheim e Pforzheim, em Agosto de 1888. Tal acontecimento prático serviu para demonstrar a viabilidade do modelo patenteado como automóvel de passageiros, nos mesmos moldes que ainda hoje conhecemos.
Durante os últimos 130 anos, as inovações tecnológicas implementadas sobre essa realização têm proporcionado melhorias significativas na segurança, no conforto, na eficiência e na confiança. Nesse sentido, os lançamentos de automóveis continuam nos chamando muita atenção, muito semelhante à sensação do primeiro automóvel, e assim continuará no futuro.
Fonte: Mercedes-Benz
Fonte: Mercedes-Benz
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