Não muito raro, as pessoas costumam errar a conversão entre unidades usuais dos países de língua inglesa e o Sistema Internacional de Unidades (SI). Por isso, toda a atenção é pouca.
De acordo com as regras e os estilos de convenções definidos pelo SI, essas unidades não são consistentes com a boa prática técnica e científica. No entanto, algumas unidades fora do sistema, são suscetíveis ao emprego abusivo com o SI ainda por muitos anos.
Por outro lado, o sistema oficial de unidades SI, de concepção mais simples e clara, estabelece um sistema coerente de unidades de medida moderno para uso internacional, e menos suscetível a confusões.
Para fins de consulta, acerca de determinados valores de interesses dos usuários, no site do National Institute of Standards and Technology (NIST) encontra-se uma variedade de unidades de medida, organizada em forma de tabela. A referida tabela - contendo fatores de conversão de unidades - obedece a um critério de ordenação para facilitar a pesquisa e assim possibilitar a obtenção confiável da unidade desejada.
O documento NIST SP 1038 – 2006 contém orientações práticas para aplicação de fatores de conversão de unidades.
No guia do NIST para o SI, as secções B.8 e B.9 fornecem fatores para converter valores numéricos expressos em várias unidades. De modo abrangente, os apêndices incluem as unidades do Sistema Internacional de Unidades, unidades fora do SI e inaceitáveis para uso com este, unidades aceitas para uso com o SI, e múltiplos decimais ou submúltiplos das unidades que produzem valores numéricos de magnitudes convenientes.
Nas páginas da internet que tratam sobre o assunto, de modo prático e simples, diversas ferramentas se encontram disponíveis para ajuda na tarefa de conversão rápida e automática entre unidades.
Em contrapartida, na ciência e tecnologia, entre outros ramos críticos como de comércio e negócio, o uso de softwares ou até de calculadoras técnicas requer certa precaução. Os cálculos de conversão exigem preliminarmente a validação rigorosa do software, pois envolvem questões como de arredondamento de números, uso apropriado de dígitos significativos e escolha de fatores de conversão e suas fontes.
A observação desses cuidados ajudarão a verificar a precisão da conversão dos valores.
Fontes: NIST e Quality Progress
Nenhum comentário:
Postar um comentário