As pontes desempenham um papel crucial como elo de ligação entre regiões, ajudando a reduzir significativamente o tempo de transporte e a impulsionar o crescimento econômico.
A Ásia possui algumas das maiores e mais modernas pontes do mundo e, de longe, estão na vanguarda nesse tipo de construções e continuam desafiando os limites da engenharia global.
Em seguida estão reunidos 3 megaprojetos mais notáveis existentes na Ásia, juntamente com as características únicas de cada uma das pontes.
Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (HZMB)
Localização: China (conecta Hong Kong a Macau e à cidade de Zhuhai).Datas marcos: início de 2009 e conclusão em 2018.
Custo estimado: US$ 20 bilhões.
Tipo: viaduto.
Pista: seis faixas de rolagem (três em cada sentido).
Características principais: compreende uma estrada de ligação de Hong Kong (12 km), uma ponte principal (29,6 km) e uma estrada de ligação de Zhuhai (13,4 km). Também inclui um túnel submarino de 6,7 km.
Consumiu 420.000 toneladas de aço.
Construído para vida útil de ao menos 120 anos.
Fatos notáveis: ponte marítima mais longa do mundo, com extensão de 55 km. Um túnel submarino foi construído para evitar a interrupção das rotas marítimas, conectadas por duas ilhas artificiais.
Recursos de Segurança: projetado para suportar a ventos de até 340 km/h e terremotos de até 8 na escala Richter.
Fontes: xinhua; HZMB, SCMP.
Ponte Akashi-Kaikyo (Ponte Pérola)
Localização: Japão (liga Kobe a ilha de Awaji, província de Hyogo).
Datas marcos: início de 2013 e conclusão em 2016.
Custo: US$ 144 milhões.
Datas marcos: início de 1988 e conclusão em 1998.
Custo estimado: US$ 4,3 bilhões.
Tipo: suspenso.
Pista: 6 faixas de tráfego rodoviário, 3 em cada direção.
Características principais: ponte com um comprimento de 3.911 m, de uma extremidade a outra e uma torre com altura de 282,8 m.
Custo estimado: US$ 4,3 bilhões.
Tipo: suspenso.
Pista: 6 faixas de tráfego rodoviário, 3 em cada direção.
Características principais: ponte com um comprimento de 3.911 m, de uma extremidade a outra e uma torre com altura de 282,8 m.
Utilizados 181.000 toneladas de aço.
Construído para vida útil de ao menos 200 anos.
Ponte iluminada com diferentes combinações de cores, com um total de 1.737 luzes.
Museu da Ciência preserva a memória construtiva da ponte e visita guiada no interior da ponte.
Fatos Notáveis: possui diâmetro de cabo de 111,2 cm e o maior comprimento de ponte (distância entre torres de suporte – vão central: 1.991 m).
Recursos de Segurança: projetada para resistir tanto a ventos fortes (286 km/h) como grandes terremotos (magnitude de até 8,5 na escala Richter).
Recursos de Segurança: projetada para resistir tanto a ventos fortes (286 km/h) como grandes terremotos (magnitude de até 8,5 na escala Richter).
Fontes: Japan Guide; jb-honshi.
Ponte Beipanjiang (Ponte Duge)
Localização: China (entre a província de Yunnan e a província de Guizhou).Datas marcos: início de 2013 e conclusão em 2016.
Custo: US$ 144 milhões.
Tipo: estaiada.
Pista: 4 faixas de tráfego rodoviário, 2 em cada direção.
Características principais: piso da ponte estaiada fica 565 m acima do rio Beipan e comprimento total de 1.341 m.
Vão principal possui comprimento de 720 m.
Fatos Notáveis: primeira ponte que ultrapassou a barreira da altura de 500 m.
Ganhou a Medalha Gustav Lindenthal, conhecida como o Prêmio Nobel no campo da construção de pontes.
Pista: 4 faixas de tráfego rodoviário, 2 em cada direção.
Características principais: piso da ponte estaiada fica 565 m acima do rio Beipan e comprimento total de 1.341 m.
Vão principal possui comprimento de 720 m.
Fatos Notáveis: primeira ponte que ultrapassou a barreira da altura de 500 m.
Ganhou a Medalha Gustav Lindenthal, conhecida como o Prêmio Nobel no campo da construção de pontes.
Fontes: xinhua; chinadaily; archdaily.
Nenhum comentário:
Postar um comentário