Apesar de suas pernas relativamente curtas, a formiga prateada do Saara, conhecida como Cataglyphis bombycina, atinge a extraordinária velocidade de 855 milímetros por segundo, colocando-a no topo das formigas mais rápidas do mundo.
A formiga, que vive nas dunas de areia do norte do Saara, provavelmente evoluiu sua velocidade para lidar com as altas temperaturas do dia. Quando o deserto está mais quente, elas emergem de seus ninhos e saem correndo à procura de comida, em temperatura que pode atingir 60 °C. Para sobreviver às condições adversas da região, essas formigas possuem pelos finos e prateados que refletem os raios solares que incidem sobre suas costas.
Pesquisadores da Universidade de Ulm (Alemanha), que registraram as formigas pela primeira vez na natureza, dizem que a formiga - cujas pernas são 18% mais curtas que a espécie irmã Cataglyphis fortis - compensa seus membros curtos com mais passos a cada segundo, até 47 passos para as formigas prateadas correndo em alta velocidade, contra 36 passos das conhecidas formigas C. fortis de pernas mais longas. Os pés das formigas prateadas tocam o chão por apenas 7 milisegundos antes de dar o próximo passo. Isso é alcançado principalmente graças a uma surpreendente sincronia no movimento das pernas, facilitando a locomoção através das dunas de areia macia.
As pesquisas com insetos podem ser exploradas por engenheiros para construir robôs menores e mais rápidos, de acordo com a equipe de pesquisadores.
Fontes: sciencenews; phys.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário