Na prática diária, nós estamos acostumados a lidar principalmente com o papel sulfite formato A4 e gramatura 75 g/m². Mas existem vários outros tipos de papel que também são relevantes e imprescindíveis na arte de escrever, ilustrar, imprimir e copiar.
Tamanhos ou Formatos de Papel
Os formatos da séries A e B de papel têm origem na norma ISO 216 (Writing paper and certain classes of printed matter — Trimmed sizes — A and B series, and indication of machine direction), que especifica os tamanhos acabados de papel. No Brasil, a norma Mercosul NBR NM ISO 216 padroniza as características dimensionais das folhas acabadas – série A e B.
A proporção do tamanho (largura/altura) de cada folha é √2, aproximadamente 1,4142, o que torna conveniente o trabalho de redução ou ampliação de imagem de um formato para o outro. Como resultado, se você cortar uma folha padrão exatamente ao meio, obterá duas folhas com a mesma proporção ou área do papel original anterior. Se uma folha A0 for cortada ao meio, resultará em duas folhas A1 e assim por diante. Isso significa que, o papel formato A4, claramente o mais popularmente conhecido e aplicado, possui uma dimensão de 210 mm x 297 mm.
A tabela a seguir mostra as medidas de alturas e larguras métricas arredondadas, para cada formato de papel, de acordo com as séries ISO-A e ISO-B:Os países que usam tamanhos de papel conforme norma ISO, a gramatura é definida pela norma ISO 536 (Paper and Board - Determination of Grammage). No Brasil, a norma Mercosul aplicável é a NBR NM ISO 536 (Papel e Cartão - Determinação da Gramatura). A maneira mais comum de expressar a gramatura ou a densidade do papel é em gramas por metro quadrado (g/m²). Essa forma de expressão simplifica o cálculo da massa de um documento quando o formato e o número de páginas são conhecidos.
Por exemplo:
- Uma única folha A0 de papel de 80 g/m² possui massa de 80 gramas, já que o tamanho A0 é definido pela ISO 216 como tendo uma área de 1 metro quadrado.
Principais Gramaturas de Papel:
- Os papéis normalmente usados na fabricação de jornal e nota fiscal consistem de gramaturas entre 45 g/m² e 50 g/m². Os papéis utilizados na fabricação de embalagens e adesivos possuem gramaturas de até 63 g/m².
- O papel comumente encontrado em escritórios, conhecido com o nome de sulfite, tem gramatura 75 g/m² ou 80 g/m², tamanho A4 e pedido em resmas (pacotes) de 500 folhas.
- Alguns contadores e advogados usam papel de gramatura mais alta, variando de 90 g/m² a 120 g/m² para correspondência formal.
- Papéis com gramatura acima de 120 g/m² até 240 g/m² podem ser usadas para confecção de cartões de visita, convites, cartazes, fotografias, divisores de arquivo, etc.
- Papéis com gramaturas maiores entre 250 g/m² a 350 g/m² são utilizadas em serviços especiais como de desenhos, pinturas, artesanatos, folders, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário