O rover Curiosity do Mars Science Laboratory (MSL), da NASA, pousou no planeta Marte em agosto de 2012 e, desde então, continua a desvendar os segredos do ambiente inóspito do planeta vermelho.
Embora algumas das peças mecânicas do rover estão mostrando sinais de desgaste devido às condições ambientais muito desafiadoras em Marte, os espectrômetros, detectores e sensores de medição ainda estão fortes, fornecendo dados exclusivos e superando em muito os requisitos iniciais da missão, originalmente destinados a durar apenas dois anos.
Além das imagens da paisagem e do terreno marciano, os instrumentos científicos de última geração do rover Curiosity estão capacitados para coletar informações sobre geologia, atmosfera e outras condições ambientais em Marte. Entre as atividades mais importantes estão as medições de quantidades e os tipos de elementos químicos presentes, identificações da composição química e mineral de rochas e solos, identificações dos tipos e quantidades de diferentes minerais que estão presentes nas rochas em pó, medições do tipo e da quantidade de radiação nociva que atinge a superfície marciana a partir do Sol e de fontes espaciais, investigações sobre a existência de água líquida ou congelada no subsolo, medições das condições meteorológicas ao redor do rover e medições das mudanças de aquecimento e pressão atmosférica que ocorreram durante a descida em diferentes partes da espaçonave.
Algumas outras realizações da Curiosity durante a última década:
• O rover subiu a uma altitude de mais de 612 metros;
• Devolveu 3.102 gigabytes de dados à Terra;
• Perfurou 35 amostras e escavou 6 amostras;
• Suas descobertas renderam 883 artigos científicos.
Marte é poeirento e frio, com uma atmosfera muito rarefeita. A temperatura média é de cerca de -63 °C, mas altas temperaturas diurnas da superfície de +35 °C foram registradas. Do ponto de vista da pesquisa, Marte oferece uma oportunidade para entender melhor as formas pelas quais a Terra evoluiu e como ela pode mudar no futuro. Por exemplo, se Marte e a Terra eram úmidos e quentes há alguns bilhões de anos, por que eles seguiram caminhos diferentes?
O rover Curiosity é móvel, o que significa que funciona como uma estação meteorológica em vários locais. Além disso, o mais recente rover da NASA em Marte, o Perseverance, uma versão melhorada do Curiosity, também está agora viajando pela superfície de Marte. Os dois rovers estão operando a uma distância um do outro de cerca de 3.700 quilômetros, fazendo investigações e medições em busca de vida passada e preparando caminho para futuras missões humanas.
fontes: NASA e VAISALA
Nenhum comentário:
Postar um comentário