A corrida de maratona transformou-se em realidade quando os jogos olímpicos da era moderna começaram em 1896, em Atenas, na Grécia. Na época, a ideia dos organizadores foi a de recriar uma prova de longa distância tendo como base um acontecimento ocorrido na Grécia antiga.
A maratona moderna foi inspirada na lenda de um antigo mensageiro grego chamado Philippides (ou Pheidippides) que correu do local da batalha de Maratona até Atenas, ocorrida no ano de 490 aC, uma distância de cerca de 25 milhas (perto de 40 quilômetros), com a notícia de uma importante vitória grega sobre o exército persa invasor. Depois de concluir a sua missão, o exausto mensageiro desmaiou e morreu. Para comemorar a sua corrida dramática, a distância da maratona olímpica de 1896 foi fixada em 25 milhas.
Nas olimpíadas seguintes, a extensão da maratona permaneceu próxima a 25 milhas, mas nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, o percurso foi estendido, supostamente para atender a um pedido da família real britânica. Essa distância aleatória acabou se mantendo em outros jogos e, em 1921, o percurso de uma maratona foi formalmente padronizado em 26 milhas e 385 jardas (42.195 metros), de medida característica mais significativa mantida até os dias de hoje.
De acordo com o "World Athletics" (entidade máxima do atletismo mundial), as regras oficiais da maratona são bastante claras: é uma corrida em estrada pavimentada com distância de 42.195 metros e os marcadores de distância em quilômetros do percurso devem ser exibidos a todos os corredores. A extensão do percurso não deve ser menor que a distância oficial para o evento. Dessa maneira, mais precisamente, os oficiais da corrida devem considerar um fator de prevenção no traçado do percurso, ou seja, incorporar um metro por quilômetro para levar em consideração qualquer imprecisão de medição. Neste caso, o fator referido à incerteza na medição não deve exceder 0,1%, o que equivale a 1 metro por quilômetro, totalizando 42 metros adicionais ao percurso da maratona.
Nas competições internacionais de atletismo, as unidades de medida oficiais seguem as definições do Sistema Internacional de Unidades (SI).
O recorde masculino mundial na maratona, estabelecido na Maratona de Berlim (Alemanha) em 25 de setembro de 2022, é do queniano Eliud Kipchoge, com um tempo de 2h01min09s. Já na maratona feminina, o recorde mundial é de 2h14min04s, da queniana Brigid Kosgei, estabelecido na Maratona de Chicago (USA) em 13 de outubro de 2019.
Fontes: MetricViews, World Athletics
Nenhum comentário:
Postar um comentário