O Tadarida brasiliensis, conhecido como morcego-sem-rabo-brasileiro, detém o recorde de velocidade de voo horizontal entre todos os animais voadores.
Apesar do nome, a Tadarida brasiliensis é uma espécie de morcego de pequeno porte típica de vários países da América, muito abundante em áreas urbanas e exclusivamente insetívora. Durante seus voos noturnos em espaço aéreo, os morcegos perseguem insetos a altitudes de mais de um quilômetro acima do nível do solo.
Conhecido como um mamífero voador, desempenha importante serviço ecossistêmico relacionado ao controle de pragas. Na pesquisa de um grupo internacional, cujo trabalho foi publicado em novembro 2016, pela revista Royal Society Open Science, foram usadas fêmeas de morcegos com peso aproximado de 12 gramas. Os cientistas fixaram pequenos rádios transmissores de emissão contínua nas costas dos morcegos (Tadarida brasiliensis). Assim, seu sinal sonoro regular pode ser rastreado com o uso de um receptor móvel instalado em uma pequena aeronave Cessna e medir suas velocidades precisas no ar.
A surpresa com os resultados dos dados ficou por conta de que os morcegos alcançaram (em voos nivelados ou horizontais) velocidades de até 160 quilômetros por hora – mais rápido do que qualquer ave ou outro morcego documentado anteriormente.
Fonte: Royal Society Open Science
Nenhum comentário:
Postar um comentário