Por isso, instituições de saúde em todo o mundo trabalham para reduzir o uso de produtos e instrumentos com mercúrio e implementar políticas que direcionem o mercado para alternativas mais seguras.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através da publicação no Diário Oficial da União do dia 24 de setembro de 2024, é proibido a fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e aparelhos medidores de pressão arterial com coluna de mercúrio. Esta decisão oficializada tem como objetivo reduzir a circulação geral de fontes associadas à área médica que contenham mercúrio, devido aos potenciais efeitos ambientais e à saúde humana que o metal pode ter.
Os dispositivos abrangidos pela resolução, que possuem uma coluna transparente contendo mercúrio, utilizados para medir a temperatura corporal e pressão arterial, serão substituídos por alternativas mais seguras e ambientalmente sustentáveis. A nova regra não se aplica a equipamentos utilizados em pesquisa, calibração ou como padrão de referência.
Além disso, de acordo com a resolução, os termômetros e aparelhos de pressão com coluna de mercúrio que forem retirados de uso devem seguir as normas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, fixadas pela Anvisa em 2018.
Embora o mercúrio não represente um risco direto para usuários de termômetros ou de medidores de pressão, o seu descarte inadequado configura sérios danos ao meio ambiente. A Anvisa destacou ainda que existem alternativas digitais amplamente disponíveis no mercado, com a mesma precisão e baixa toxidade, sendo essas opções reguladas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a determinação, aprovada pela própria pasta e pela Anvisa, cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. A resolução, entretanto, não veta o uso doméstico de termômetros de mercúrio para quem já possui o equipamento.
Fonte: Anvisa
Termômetros que Usam Enchimentos Alternativos Termômetros cheios de álcool, que cobrem a mesma faixa e os mesmos níveis de precisão, são uma alternativa menos perigosa aos termômetros de mercúrio. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário